segunda-feira, 1 de junho de 2020

PSICOLOGIA GENÉTICA E EDUCAÇÃO


Jean Piaget era muito preocupado com a situação da educação de sua época, apesar de não ter elaborado nenhum método pedagógico, tinha grande interesse e entender como se processava a relação gradativa de adquirir e desenvolver conhecimentos.
 Piaget tinha duas linhas de raciocínio a analisar, uma direcionava o conhecimento adquirido de forma empírica, onde podia observar que a forma empírica, eram resultados de experiências vividas, que podiam sofrer influencias pelo ambiente e outra linha de conhecimento era obtido por padrões de estudos que se tornaram uma linguagem universal. Dessa maneira, Piaget compreendeu que poderia estudar e acompanhar como o conhecimento evolui na infância até a fase adulta, assim, passou a se dedicar a psicologia da criança.
Foi estabelecido por Piaget, que a relação de conhecimento estava intimamente ligada ao ponto do sujeito e o objeto estarem em harmonia, podendo ocorrer por dois processos, o primeiro acontece quando o sujeito busca conhecer o objeto, através, de referenciais cognitivos, este processo foi denominado de assimilação. O segundo processo, deriva da assimilação do objeto no qual o sujeito sofre transformações, este processo ficou conhecido como acomodação. Assim, o sujeito busca adaptar-se as mudanças ocorridas na tentativa de encontrar um ponto de equilibro para com o objeto.
Ao abordar a questão da escola e os conceitos estabelecidos por Piaget, pode ser observado que o papel do professor é de agir como um facilitador no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Porém, é preciso que o professor se organize e planeje todos os processos educacionais a serem aplicados em sala de aula para que os alunos possam progredir gradativamente no processo de aprendizagem intelectual.
Crédito: AFP/Getty Images



Referência
CUNHA, Marcus Vinícius da. Piaget Psicologia Genética e Educação. Disponível em: < https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/141/3/01d08t02.pdf>. Acesso em 30 Mai. 2020.



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